sábado, 12 de janeiro de 2008

Apenas um momento de reflexão

Hoje eu quero escrever um pouquinho...Acho que preciso de desabafar um pouco... Minha alma está transbordando. Acho que aqui é o melhor lugar.
Meu nome não preciso dizer, provavelmente minha idade também não, contudo, eu me chamo Ellen Cristina - confesso que adoro os dois juntos - e tenho 23 anos, mas só até 10 de fevereiro.
Eu faço faculdade de pedagogia e de dança também. As duas em universidades públicas. A de pedagogia, eu me formaria este ano, e a de dança em 2009, mas com o programa de au pair, todos os planos feitos no Brasil ficarão um pouco atrasados.
Tenho um namorado maravilhoso, para falar a verdade, um noivo. Estamos juntos há 5 anos e 5 meses. Já deveríamos estar casados, mas o meu sonho não permitiu...não só ele, mas o meu "não estou preparada para casar" também não deixou.
Agora, bom, em relação ao meu estado de au pair é: preparando meu dossiê. Desesperada para entregar meu application até segunda-feira. E com muitas dúvidas e questões em minha alma.
Hoje, eu acabei de fazer a colagem. Passei a tarde fazendo isso. Escolhendo fotos, comprando cartolina, usando canetinha, tesoura para lá, régua para cá, e muita imaginação...digamos que a palavra certa é memória, pois lembrei de muitas coisas que vi no programa Art & Attack. Nem sei se está certo!!! Pediram uma colagem como se fossem em 2 folhas de papel A4, e eu sei que passei disso. Nem quero saber agora!
A verdade não é essa. Isso tudo é lendainha para chegar até aqui e dizer: "Caramba, vale a pena???". Claro que eu não espero resposta. Eu vou ter que descobrir!
Eu sempre fui uma pessoa precavida, prevenida (ou previnida?). Nunca gostei muito de surpresas ou de "pensa rápido, pensa rápido, você tem que agir!!!". Sempre fui muito de pensar e depois tomar uma posição. E agora eu estou toda insegura. Tá, eu sou insegura!!! Mas eu sempre me posiciono! E desta vez não está dando... Acho que é TPAP - Tensão Pré Au Pair.
Quando eu li o primeiro e-mail da agência me parabenizando por está dando início ao programa, eu não levei muito a sério. Eles já se mencionavam a mim como uma au pair!!! Claro que não iria levar tão a sério! Classifico-me como um pré - au pair. Escreveram também sobre as ansiedades...As ansiedades...Pois é só esqueceram desse turbilhão de perguntas sem respostas que surgem e também do medo de estar trocando ou adiando coisas tão concretas por algo tão, tão, tão, não sei como definir...talvez seria: tão grande, cheio de supresas boas e ruins e sensações, emoções inemagináveis.
Ontem contei ao meu irmão sobre a viagem. Não sei se contei antes, mas agora os que estão sabendo são: Rafa, os pais dele, minha mãe e, agora, meu irmão.
Escutei poucas e boas, no mau sentido.
Como relatei antes, abri mão de ir à Inglaterra pela minha mãe, confesso que também pela facul de pedagogia, já que me faltaria tão pouco para me formar, mas esta última nem chegar perto do meu primeiro motivo. Sei que este ano é um ano difícil para minha mãe. Será o primeiro ano dela sem minha avó. Mas voltei atrás, não em relação à Inglaterra, porque a Inglaterra é única para mim, nada se compara a ela. Além disso, tenho promessas em meu coração de Deus para mim naquele país. Voltei atrás em relação ao programa de au pair. Não me importo agora quanto ao país, os EUA nunca me atraíu, nem mesmo a Disneylandia na minha infância, mas o objetivo maior agora é o inglês. Quero acordar e escutar inglês, ligar a tv e escutar inglês, comer e escutae inglês, quero até dormir e sonhar em inglês!
E então eu escuto do meu irmão que não passa de sonhos de infância...Que estou levando uma vida de Barbie... Que deveria me dedicar e prestar um concurso público e terminar com tranquilidade minhas faculdades com dinheirinho no bolso sem ter que me preocupar muito. Ai, como doeu.
Eu, Barbie? Eu, sonhos de criança? Sem rumo? Sem perspectivas fundamentadas?
E então a minha vida vira um grande ponto de interrogação.
As vezes tenho a sensação que eu sou anormal...que sou diferente do que está dentro do "senso comum", do socialmente "aceito". Tenho a impressão que sigo na mesma direção, mas em um caminho a parte, numa perspectiva diferente.
Sabe, eu vou seguir. Nem sei se vai dar certo. Não sei quanto ao meu aceite...também não sei quanto a família, e ainda tem o visto... Muitos processos... e sem certeza de nenhum deles. Mas vou seguir... Do que vale a pena a vida sem sonhos??? E bom, quando temos a oportunidade de torná-lo real, por que não torná-lo se o que gera a vida e a impulsiona são os sonhos?
Vou fazer o meu melhor, só depende de mim com a benção de Deus...
(Após 5 minutos pensando...)
Sabe, um dia eu li que depois que se pensa em ser au pair, é quase impossível de se tirar isso da cabeça... risos...é verdade.
Será apenas um ano, e não estarei disperdiçando nada! É uma cultura nova, amigos novos, fluência em uma outra língua, enfim... ainda que aconteça tudo errado, ainda assim se tem o aprendizado... e isso é vida! É olhar para trás e não se arrepender de ter feito, mas ter aprendido algo, algo que não aprenderia jamais se não o tivesse feito.
As faculdades estarão a minha espera, minha família também. Meu noivo?! Talvez sim, talvez não, mas a verdade é que o amor sempre vence...se não vencer, então é porque não era amor. Exigências do mercado de trabalho quanto a minha idade? Ainda bem que existem os concursos públicos...além do mais, com o inglês fluente, bem, isso ajuda e muito...
Talvez eu esteja super errada, mas só vou saber se eu seguir adiante, o pior será viver na dúvida.
Como diz a música da Kelly Clarkson:
"I'll make a wish, take a chance, make a change
And break away"

Boa noite a todos. Amanhã posto a 6ª parte...