quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O ABC do Programa Au Pair - 4ª parte

4ª parte:


" ACEITE

Depois de muito carinho, dedicação e um pouco de raiva do seu querido dossiê você pega todos os documentos necessários e leva junto na agência. Ali, se já não foi feito, será feita a entrevista em inglês preferencialmente, em algumas o teste escrito em inglês e o teste psicológico.
E ae?
Seu dossiê vai ser assinado e levado até o escritório da organização(a partir daí sua agência BR não pode fazer muita coisa)
E...?
Você entrará em pânico, ficará sem comer por dias e noites a fio sem dormir. Tudo por conta de um e-mail ou carta que dirá em inglês que você foi aceita no programa e poderá receber alguma forma de contato de famílias interessadas em você! Dependendo da organização virá também um login e uma senha para entrar no sistema colocado por eles.
Dependendo da organização demora mais ou menos.. mas a média normal é 7 dias depois do dossiê estar no escritório central, ou seja, pra lá de um mês depois que você entrega na agência.
Acontece que se você pegar épocas cruciais ou de promoção, pode ter certeza que vai demorar mais. Mas não mais que dois meses.
Pelo menos no caso da Experimento(APIA) virá também um pacote pelo correio e geralmente chega umas duas semanas depois do e-mail, mas pode chegar antes do e-mail caso o sistema tenha problema.
Ta bom, foi exagerado a parte de ficar sem comer e dormir(ou não, depende de você). Mas você ficará nervosa(o) e pedirá a Deus por favor me mande logo esse e-mail. Promessas então nem se fala!
Mas ele chegará e a primeira coisa que você irá fazer é gritar para que todos saibam!


CONTATOS COM AS FAMÍLIAS

Depois de você ter emagrecido 9687541 quilos esperando o aceite você começa a perder mais uns 9874534 quilos por esperar uma família entrar em contato!
Não dá para escolher qual é pior. As duas esperas são terríveis, mas nós passamos por elas de salto alto (ou terno e gravata!)e sem perder a graça!
Não existe prazo e nem média para contatos. Depois do aceite, se você ainda não tem a sua família, você realmente terá que esperar e não tem remédio! Vai sofrer mais um pouco!!
Dependendo do esquema da agência pode demorar mais ainda, e no caso da EF pelo menos dá pra ver se tem alguém lendo seu dossiê. Não dá pra saber se ajuda, mas... é algo!

Geralmente os contatos começam por e-mail, com algumas perguntas e o básico é o pq vc quer ser uma au pair. Não tenha medo de falar o que quer. Jamais abra mão daquilo que for realmente essencial, você provavelmente irá se arrepender depois, e vai estar longe de casa.
O primeiro telefonema é o maior susto da sua vida! Depois que passa parece que você vai é bater as botas. Seu coração dá pulos!!! Mas ao mesmo tempo é muito bom saber que tinha alguém lá do outro lado interessado em conversar com você!
No caso dos Estados Unidos tenha calma, as famílias tendem a ser um pouco mais secas e diretas que nós e para piorar a rede telefônica deles é péssima. Peça para repetirem ou falarem mais devagar ou reformular que não tem erro, a maioria compreende que essa não é sua língua nativa e você está indo para aprender.
E se eles não tiverem paciência!?
Aí quem vai ter que ter é você, ou tenta seguir em frente mesmo sabendo disso ou fala um simples não. Famílias que não tem paciência agora, não vão ter depois.

Existem outras opções, principalmente para quem vai sem agência.. Sites como GreatAuPair.com e EasyAuPair.com estão cheios de famílias e você pode procurar pelo perfil que mais te agrade, afinal você tem suas preferencias!

Esse assunto é muito delicado então decidimos fazer uma parte só pra ele, confira por lá onde estão suas dúvidas e por favor nos fale se algo estiver faltando!!

ESCOLHENDO A SUA FAMÍLIA
Pense muito quando estiver escolhendo sua família. Não deixe nada de importante para você passar despercebido e, se precisar, faça uma lista daquilo que deseja ter.
Dê preferência as famílias mais pacientes e carinhosas, isso você só percebe com um tempinho de conversa. Tome muuuuito cuidado com as famílias "brasileiras" (aquelas desesperadas que querem alguém de última hora).
E sinta, acima de tudo. Sinta se é mesmo aquela família que você quer... As vezes elas não tem nada de errado mas também não te causam aquela vontade de ir logo, só aceitaram o que você queria! E se for o caso, pergunte mais coisas, não tem regra para uso de perguntas! Quantas mais, melhor!
Jamais de a entender que você quer a família para apenas deixá-la na reserva, caso outra não se interesse. Pense como se fosse com você!
Caso esteja procurando num site e não quer ir sem agência, deixe isso escrito no seu profile e caso vá sem agência, seu processo acabou de começar!

Achou a família!?
ÓTIMO!!!!
Se prepare! Já já você vai estar lá! Só falta o visto!!! "

Perdoem-me estou morta hoje...correndo demais!
Beijosss

Nenhum comentário: