segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O ABC do Programa Au Pair - 6ª parte

Ok, vamos para a 6ª parte do ABC...

" FAZENDO AS MALAS

1. PREPARANDO A BAGAGEM

Na mala de mão, leve contigo artigos de higiene pessoal, necessaire, uma muda de roupas (para não ficar na mão em caso de emergência). E leve também medicamentos. Pode parecer conselho de mãe, mas você deve levar todos os remédios que você pode vir a precisar: anti-inflamatórios, medicamentos contra enjôo e para desarranjos intestinais, colírio, artigos de primeiros socorros, analgésicos, antiácidos e o antigripal que você costuma usar junto com uma receita médica por precaução. É complicado comprar remédio no exterior sem receita médica. Transporte os medicamentos em suas embalagens originais, caso leve os remédios sem receita ou embalagem coloque numa bolsa dentro da mala que será despachada. Objetos cortantes também coloque na mala de que será despachada.
Na outra mala, roupas básicas: No exterior, as pessoas se vestem de maneira simples. Em cidades grandes, a cor preta é muito usada e está sempre em moda. Para escolher as roupas, considere o clima e as normas culturais do local. No hemisfério norte, a estação é contrária a do Brasil. Com algumas camisetas, duas ou mais camisas de manga longa, uma jaqueta ou malha, e duas ou três calças jeans, você poderá se virar. Procure levar roupas básicas e de cores clássicas, como branco, preto e caqui, pois assim você não ira enjoar tão rápido se tiver que vestí-las muitas vezes. Leve roupas e sapatos confortáveis. Dois pares de tênis e sandálias baixas irão deixar seus pés felizes. Uma roupa social sempre é recomendável levar para eventos importantes. Sapato também é recomendável, pois existem certas casas noturnas aonde não é permitido entrar usando tênis.
Se você usa óculos, leve um par de reserva acompanhado da receita.
Identifique sua mala do seu jeito. Pode exagerar. É a melhor maneira de sua mala não ser confundida com outra parecida nas esteiras dos aeroportos. Não deixe de colocar seu nome, telefone e endereço completo.

2. LEVANDO DINHEIRO ($$$)

Levar dinheiro em cheques de viagem (travelers cheques) é mais seguro, porque em caso de furto ou perda você pode cancelá-lo. Os travelers cheques são tão confiaveis que alguns bancos e casas de câmbio no exterior pagam por eles taxas de câmbio ligeiramente maiores até do que as que oferecem por papel-moeda.
Leve algum dinheiro trocado na moeda do país que visitará para eventuais despesas antes de trocar seus dólares no lugar de desembarque.
Nunca transporte todo o dinheiro num lugar só. Leve a maior parte consigo num money port, que é como chamam aquelas bolsinhas que se levam debaixo da roupa. E nunca coloque dinheiro na mala que será despachada.
Leve um ou mais cartões de crédito internacional. Eles são bem aceitos em quase todos os lugares do mundo. Tenha o número dos cartões e o telefone da empresa emissora anotados para comunicar-se em caso de extravio.

Preparando para embarcar:

Descanse bastante antes de viajar! Durante as primeiras semanas no país você estará bem ocupada(o). Quanto mais cansada(o)você estiver mais difícil será sua adaptação no novo ambiente.
Escreva para sua host family – e talvez para as crianças – para contá-los sobre você. Mande fotografias se puder e sempre faça questão de dizer o quanto está anciosa(o) por encontrá-los.
Você tem expectativas quanto a como seu ano vai ser e o que você espera ganhar com esse ano fora.
Sua host family também tem expectativas quanto a você como au pair deles.
O primeiro passo para viver um ano bem sucedido é ter certeza que suas expectativas são razoáveis e podem ser completadas pelo programa, assim como as da sua host family.

A Viagem

Na maioria dos casos os vôos são de noite. Por padrão de viagem de avião você terá que fazer o check-in pelo menos uma hora antes do embarque, mas na maioria dos casos as agências pedem que você chege antes ainda para conferir tudo e encontrar seus companheiros de vôo. Procure se informar de quem irá com você e faça amizades desde já, chegando lá você vai querer ter pessoas para conversar e nada melhor que aquelas que passaram essas horas de despedida com você!
Todos estarão nervosos e anciosos para começar logo essa nova etapa!
Aproveite tudo! Já já você estará em outro lugar diferente!
Caso seu vôo tenha escala aproveite para conhecer este lugar, geralmente o avião demora umas horas para decolar de novo

Chegando Lá

Você passará os primeiros dias nos Estados Unidos num programa de orientação e lá você conhecerá O staff da sua organização e outras au pairs que também estão começando o ano. Depois da orientação você encontrará sua host family que vive numa comunidade onde tem moram um representante local conhecido como LCC, ou community conselor, e outras au pairs, como você, que estão vivendo em famílias americanas e cuidando de suas crianças.
Durante este ano de intercâmbio você:
poderá ter experiências que serão excitantes e felizes;
poderá ter experiências difíceis e desafiadoras;
poderá precisar de ajuda. Existirão várias pessoas que poderão te ajudar:
- sua LCC que vive perto de sua host family;
- O escritório de sua organização;
- sua host family;
- outras au pairs;
- novos amigos que você conhecerá pelo caminho;
ATENÇÃO: em alguns casos a sua agência providenciará algum material pré-departure e/ou atividades para você. Entre em contato com sua(seu) agente para saber se existirá algo. Caso ainda reste dúvidas entre em contato com sua organização USA.

Saindo do Hostel

Depois do fim da orientação você irá ao encontro de sua host family. Cada agência providencia a passagem de um jeito e cada família escolhe o meio de transporte. A EF manda a passagem antes de você sair do Brasil e a Experimento só te entrega a passagem depois da orientação!
Caso sua família more longe você irá de avião, trem ou ônibus; depende da distância. Agora se eles moram perto da orientação é provável que irão te buscar de carro! De qualquer forma, da rodoviária, da estação ou do aeroporto eles estarão te esperando!
Daqui para frente é com você!!!"

Aiiiiiiiii, acabei de ler o meu próprio post. Tá chegando!!!!!!! Tá chegando para mim!!!
Ok, falta entregar o dossiê. Mas se Deus quiser, e tomara que Ele queira, eu entrego no mais tardar na segunda-feira!!!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: