quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Sem esquecer da vida...

Bom, quero escrever aqui sobre um assunto muito comum entre as pessoas que estão se preparando para fazer o programa de au pair em outro país.
Esse era o assunto que queria conversar e deixei para outro dia. É apenas uma observação para dar como cumprida a promessa.

Para muitas pessoas, o programa au pair é algo há muito tempo idealizado, que vem de longas datas. Para muitas é um sonho se realizando. Um sonho cheio de "sub-conjuntos", ou seja, que traz consigo muitos outros sonhos de uma só vez.
Será a primeira vez que se viajará de avião, viajará para o exterior, conhecerá de pertinho, ou melhor, de dentro uma nova cultura, poderá conhecer a neve, experimentará novos esportes, visitará parques temáticos e museus famosos, é poderá viver, ou chegar bem próximo, daquilo que se quis por muito tempo... E então, vem todo o processo de "pré au pair"...
Pré au pair = escolher uma agência que o transmita segurança, depois a inscrição no programa, e então, vêm as provas de inglês, a preparação do dossiê, fotocolagem, a correria para adquirir ou pôr em ordem os documentos, a confirmação da aceitação do dossiê, a expectativa da primeira ligação de uma família, a resposta da família, o acordo com a família, o famoso dia V, dia do visto, e enfim, a viagem.
Para alguns mais, para outros menos, mas a verdade é que todos passamos por momentos que parecem intermináveis de ansiedades!!! Só pensamos na viagem. Idealizamos sem parar a família. Planejamos demais as viagens. Fazemos roteiros intermináveis de coisas a fazer lá. E até uma listinha de possíveis eletroeletrônicos para comprar antes de terminar o programa.
É muita coisa, não é??? Muitas emoções que se passam antes, durante e depois do programa, mas você já parou para pensar como está deixando as coisas aqui para quando você voltar?
Sabe, ficamos muito envolvidos em todo o processo e, muitas vezes, ou melhor, a maioria das vezes, esquecemos de preparar para as coisas para quando retornármos.
Veja só, para aqueles que estarão deixando aqui um faculdade trancada... Como é que você está seu rendimento escolar??? Eu sei que estamos de férias, mas para quem deu entrada no processo antes disso, e então? Para aqueles que já terminaram, e seu trabalho, e os cursos de férias, e aquele preparatório para aquele concurso???
Eu estou aqui para compartilhar com vocês de uma situação que eu me encontrei, e creio que seja a de muita gente, ainda que inconsciente.
Eu faço faculdade de pedagogia e faculdade de dança. Sabe, desde quando dei entrada no processo, este tornou-se meu foco, tornou-se minha prioridade, e então, relaxei. Já sabem o que esta palavra relaxar significa, não é?! Pois é... Mas, Graças a Deus, que é Pai Misericordioso e Equilibrado, para nos mostrar e ensinar a percorrer o melhor caminho, e, portanto, eu pude me recuperar a tempo.
O fato de estar indo para outro país e voltar com o inglês ou espanhol, ou qualquer outra língua, fluente, não lhe dá garantia de que terá um emprego melhor garantido. Não lhe dá garantia que você não precisará mostrar seu histórico para conseguir o primeiro/próximo emprego. Não lhe dá garantia que você terá aquela promoção tão esperada... Você pode, até mesmo, nem completar 1 ano de programa...
Que tal se, em paralelo com todo o processo de au pair, você fizesse aquele curso tão importante para sua área profissional, ou se dedicasse para prestar um concurso público, ou no mínimo, desse o melhor de si no trabalho ou prestasse mais atenção nas aulas que estão para reiniciar??? Com certeza, você estará deixando as coisas mais "arrumadinhas" para quando você voltar... estará deixando as coisas mais "seguras" para você e o seu futuro. Ou, em outras palavras, estará plantando boas sementes para colher bons frutos quando chegar de viagem!!!
Quando falo aqui "você", não pense que não estou me incluindo. É como se estivesse diante do espelho repetindo estas palavras...
Isto tudo para compartilhar algo de Deus para mim com você. Ou você acha que está lendo tudo isso até agora à toa??? Claro que não!!!
Faça da sua viagem, a melhor viagem! Viva com intensidade todos os processos, mas não deixe que essa intensidade lhe tire a responsabilidade sobre seus projetos, sobre aquilo que você tem agora em mãos. Faça o melhor, não somente lá, mas aqui também.
Pense bem nisso!!!

Por hoje é só, meus amigos. Antes de terminar, eu quero agradecer ao carinho que tenho recebido de muitos de vocês que lêem o blog. Obrigada de verdade.

PS: Amanhã posto a próxima parte da série.

Nenhum comentário: