segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A escolha da agência - Futuras au pairs

Esse e-mail eu recebi a pouco tempo e achei muito interessante para aquelas pessoas que ainda estão se decidindo por qual empresa ir para os EUA como au pair.
Antes que me perguntem, eu fui pela Au Pair Care.


Qual a diferença entre as agências?

Au Pair Care

Antes de ir: Para ser au pair pela Au Pair Care a futura au pair precisa esperar pelo aceite, isto é, o dossiê completo da menina é enviado do Brasil para a agência americana e é aprovado pela mesma. Este processo pode demorar de uma a três semanas. Após receber o aceite, as informações da au pair são disponibilizadas na internet para que as famílias vejam e possam entrar em contato. A agência não manda os dossiês diretamente para as famílias. Atualmente a Au Pair Care tem o "Au Pair room", uma página onde a au pair pode ver quantas famílias já viram seu cadastro online, etc. Mais de uma família pode entrar em contato ao mesmo tempo.
Chegando lá: O teinamento (primeira semana) é feito em um hotel em New York City. Apesar de haver controle sobre as saídas e entradas, é muito mais fácil se divertir. No entando, chegando no aeroporto de New York (que é muito afastado da cidade), não há ninguém esperando no aeroporto, sendo da responsabilidade da au pair pegar trem, metrô ou táxi para o hotel.
Para voltar: Quando o ano termina, a au pair recebe o reembolso do programa ainda nos EUA, podendo usá-lo para viajar (o valor depende da época em que a au pair viajou e a promoção que pegou). A Au Pair Care paga o vôo da au pair de New York ou Newark-NJ para São Paulo, sendo de responsabilidade da mesma pagar o vôo de sua cidade para New York ou Newark. Há opção de voar para outro local que não seja o Brasil.
Pontos positivos: Au Pair Care é uma grande agência, com bastante suporte. Treinamento em NYC. Pode falar com mais de uma família ao mesmo tempo. Recebe o reembolso nos EUA. Pode voar dos EUA para outro local no fim do programa.
Pontos negativos: Tem aceite. Falar com mais de uma família ao mesmo tempo pode ser complicado e confuso para algumas au pairs. Do mesmo jeito que há au pairs sem-noção, há famílias sem-noção também. Você pode colocar no dossiê que quer somente duas crianças em idades escolares e uma família cheia de crianças pequenas entrar em contato. Algumas familias exigem resposta rápida e a au pair pode fechar com a família sem ter conversado direito, com medo de perder a família. Não há traslado aeroporto -> hotel. Tem que pagar passagem para NY se não estiver morando lá perto.
.
Au Pair in America

Antes de ir: É tudo muito parecido com a Au Pair Care, com exceção de que a sede da Au Pair in America é em Londres e há muitos casos em que a agência de Londres liga diretamente para a au pair para checar algum dado do dossiê e verificar o inglês da mesma. É uma loteria, não tem como saber se vão ligar ou não. Quando fui, não me ligaram.
.Chegando lá: O treinamento da APIA é em Stanford-CT, aproximadamente 1 hora de trem de NYC. As au pairs ficam no hotel e saem no penúltimo dia para um tour em New York que custa U$60. Há suporte para o trajeto do aeroporto para o hotel. As au pairs vão para a casa da família na quinta feira.
Para voltar: a APIA não paga a passagem de volta, mas oferece suporte para comprar a passagem por um preço mais barato. Para isso, a au pair precisa dar o dinheiro do seu reembolso, que é recebido antes de voltar.
Pontos positivos: Pode-se falar com várias famílias ao mesmo tempo. O reembolso é recebido nos EUA.
Pontos negativos: Tem que esperar o aceite, há o perigo de ligarem de Londres e o dossiê ser recusado. O reembolso é utilizado para pagar a passagem de volta que, dependendo da época do ano, pode ultrapassar o valor do reembolso. Falar com várias famílias ao mesmo tempo pode gerar confusão para algumas au pairs.


EF/Cultural Care

Antes de ir: Há bastante diferença. Não há aceite, o dossiê já sai aprovado do Brasil e a au pair fica online em no máximo uma semana, podendo receber e-mails e ligações das famílias. A au pair têm à disposição a Intranet, onde entra com login e senha e pode ver se há alguma família interessada no dossiê no momento. Apesar das famílias poderem ver e escolher au pairs por meio do site, a principal forma de match é via coordenadora. Elas são responsáveis por ver os dossiês que chegam e encontrar alguma au pair que tenha as características que a família está procurando. No entanto, nunca pode haver mais de uma família falando com a au pair ao mesmo tempo.
.Chegando lá: O treinamento da Cultural Care é em Long Island-NY, aproximadamente 2h de carro de NYC. No penúltimo dia é oferecido um tour de algumas horas por NYC, no valor de R$35. Há suporte de traslado para o treinamento (alguém esperando o grupo de au pairs no aeroporto para ajudar com as malas e dirigir até Long Island). As au pairs vão para a casa das famílias na sexta feira.
.Para voltar: A EF paga a passagem da au pair do local onde a au pair está morando (e redondezas) para o Brasil. Há a opção de sair de outro local, pagando uma pequena taxa. Não há opção de vôo para outro local que não seja São Paulo. O reembolso é recebido após a au pair voltar para o Brasil e apresentar cópia do cartão de embarque.
.Pontos positivos: Não tem aceite, o processo é rápido. As coordenadoras tentam evitar que o dossiê vá parar nas mãos de famílias que não tenham à ver com a au pair. O preço inclui a passagem de volta de qualquer lugar dos EUA. A Intranet ajuda muito a saber detalhes da família antes delas ligarem, assim a au pair não é pega de surpresa. Uma família por vez pega o dossiê e há tempo suficiente para conhecer a família antes de fechar o match. Se a au pair decidir falar com outras famílias, pode continuar falando com a família por e-mails, enquanto a agência procura outra opção de família para a au pair (o mesmo se a família quiser ver outras opções de au pairs). Pontos negativos: uma família por vez pode frustrar as expectativas de uma au pair ansiosa, ao ver suas amigas de outras agências falando com várias ao mesmo tempo. Cada família tem o direito de ficar até 15 dias com o dossiê de uma mesma menina, antes de entrar em contato (mas após 2 ou 3 dias sem contato, a au pair pode pedir para ser enviada para outra família). Não pode voar dos EUA para outro país e o reembolso é devolvido após a aterrissagem.

Um comentário:

Kasseane disse...

ellen brigadinha pelas dicas
nossa no começo a gente fica mt anciosa sao mtas escolhas..suas dicas sao bem uteis..
abraços adorei seu blog