quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Não caia no golpe de e-mails falsos

Olá amigos, saudades. Saudades de postar algo.
Gente, recebi 2 e-mails de pessoas que leram meu blog perguntando como sei se os convites que recebo são falsos.
Para quem não teve paciência de ler meus primeiros posters, que é onde eu narro uma experiência minha com um desses convites falsos, eu cheguei quase a cair num destes golpes. Só não caí porque Deus não permitiu com o auxílio de um amigo muito querido.
Comecei a observar as características destes e-mails e ficar mais atenta. Fiz, então, uma relação de 8 dicas para você ter certeza que o convite é falso. Na vida há muitas exceções, mas, sinceramente, não confie no e-mail que recebeu caso ele apresente estas características abaixo, porque é arriscar muito a sua vida por tão pouco.
Aí vão as dicas:

1- Observe se no e-mail convite está direcionado a você em exclusivo. Tenho reparado que nos e-mails falsos nunca vêm com o nome da pessoa. É muito comum eles começarem com "Hi/Hello there". Você pode reparar também que em todo o e-mail, eles não citam uma vez sequer seu nome.

2- O salário que estão lhe oferecendo está alto??? Geralmente eles oferecem em torno de 800 a 1500 Libras mensais, isso quando é convite para a Inglaterra. Não importa de onde seja o convite, quando receber a proposta, pesquise qual é a média salarial de uma au pair no país; se estiver muito acima, então a probabilidade de serem impostores é alta.

3- Observem os erros ortográficos e gramaticais do convite. Eles, na maioria das vezes, vêm cheios de erros. Qualquer um tem direito de cometer erros na escrita, mas existem erros que nenhum nativo que tem condições de sustentar uma au pair em sua casa cometeria.

4- Se tiver dúvidas, mostre o interesse pelo convite. Se no próximo e-mail vier contatos da "agência da família" para lhe dar suporte a conseguir o visto de "trabalho", então caia fora!!! Furada na certa!

5- Mostre interesse pela família...afinal, você tem que saber para quem vai trabalhar, que crianças vai cuidar. Faça perguntas sobre as crianças, suas personalidades, suas preferências, enfim, tudo que for possível para detalhar a família e suas características. Se for uma família impostora, ela não terá paciência para responder nada, ou então será tudo muito superficial; superficial mesmo!

6- Que tal pedir um contato maior com a família? Conversar pelo Messenger ou pelo Skype é uma ótima idéia. Eles evitam muito estes contatos diretos, principalmente se exigir uma conversa com webcam. Ou eles estão trabalhando muito, ou estão com o computador quebrado ou, simplesmente, desaparecem do mapa.

7- Recebeu foto da família? Então repare se estão juntos. Seja insaciável, volta e meia, peça mais fotos da família. Junto com as fotos, peça descrição da situação de uma forma que eles sempre tenham que repetir o nome da família, o local onde moram, enfim, detalhes. Já aconteceu comigo da mãe no e-mail convite dizer que o nome do menino era X e nas fotos citá-lo com Z. Perguntei o motivo, ela nunca respondeu.

8- Procure observar os endereços eletrônicos do remetente(o endereço do e-mail). Teve uma vez que recebi dois e-mails com propostas de au pair de um mesmo endereço eletrônico. Num a família se chamava A e com a história "blá-blá-blá". No dia seguinte, recebo do mesmo endereço eletrônico um convite com a história "blá-blá-blá", mas da família se chamava B. Foi muiiiiito vacilo deles, mas aconteceu, por incrível que pareça. Por isso, fique atento, isso também pode o ajudar a descartar uma proposta.


Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Eu tenho mais dois e-mails falsos que recebi. Vou postá-los no próximo post. Aproveitem para analisar segundo as minhas dicas e tirem suas próprias conclusões.
Um abraço a todos.

3 comentários:

ApobrePaulista disse...

Eu recebi 3 emails falsos, quase cai no golpe de um !!! me deu onome de uma agencia... e tal...pagamento via Westen Union..hauhau e as fotos? familia perfeita ! até o hostdad era mo gatão! hahah MÓ GOLPE!!

MyDearAuPairGOLPISTAS disse...

Olá. Eu fui vitima de um golpe por uma destas familias perfeitas.
Primeira vez que procurei uma familia para ser au pair.
Dentre os contatos das familias que recebi, escolhi uma que me pareceu a mais confiavel, me fez uma excelente proposta, me enviou otos quando eu pedi (2 vezes) e eu entao fechei contrato e enviei no total de U$900,0 para os EUA. Só desconfiei que era golpe quando me pediram mais U$ 400,00, que óbviamente nao enviei.

O site MYDEARAUPAIR.COM é um site que os golpistas estão usando direto. Nao sei se este nao é um site feito por golpistas, porque todos os e-mails que tenho recebido sao semelhantes e quando peço para as familias comprovarem que elas sao, com o envio de documentos scaneados, simplesmente nao recebo mais respostas.

ja nao sei mais o que fazer, pois como estava tudo certo ate entao para meu intercambio, combinei de largar meu trabalho em março, quando eu iria para os EUA, e agora nao posso voltar atrás.

Estou desesperado.

Juh Valverde disse...

Acabei de entrar na situação 4. Trocamos 3 e-mails e já recebi e-mail da agência que vai me ajudar com o visto...ahan. Parei!