quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Crise Americana

Iria começar me dando os parabéns pelos 4 meses de intercâmbio que completo hoje com a Graça de Deus e falar um pouqquinho da experiência que tive com a Sra. Lua, mas quando vi o recado da Daniella, eu mudei de opinião.

Como a crise está afetando os EUA? Como isso chega para nós?

Bom, essa pergunta é difícil de responder. Eu vou contar o que tenho visto aqui ao meu redor.
As famílias americanas que entram no programa de au pair são famílias que possuem condições econômicas bastante favoráveis, pois o programa já de começo é caro para eles. Só banca quem pode.
Por exemplo minha família, de todas as casas que visitei agora, a minha casa é a mais humilde. Entretanto, eles moram num bairro nobre aqui da Georgia. Se eles tivessem que morar num outro bairro, certamente a casa deles seria maior.
Mas como eu vejo que isso está afetando aqui?
Bom, meus hosts vieram me dizer que perderam dinheiro na bolsa. Uma quantia razoável para eles. Isso poderia acontecer em qualquer situação, pois o mercado de ações é muito instável. Então, não sei se colocaria a culpa na crise, não diretamente.
Vejo que a crise está afetando a vida de muitas pessoas ilegais aqui. Aquelas pessoas que vendem sua força de trabalho por merreca. Elas são as primeiras a serem demetidas no corte de despesas.
Imigrantes legais que têm seu próprio negócio aqui também está sofrendo. Vejo muitos restaurantes mexicanos, por exemplo, fecharem as portas.
Quanto aos americanos, os de baixa renda são os primeiros a serem engolidos pela crise. Vejo em jornais que em algumas cidades tem um estacionamento público que abre tal hora para as pessoas sem-teto estacionarem seus carros e dormirem no porta-malas dos mesmos.

É muito triste mesmo. Entretanto, você que vai ser au pair, não se preocupa pensando que vai sofrer com a crise diretamente. O máximo que te afetará será a família reclamando da alta dos preços ou da perda na bolsa. Ainda assim, eles investem em diversos o dinheiro deles. Mas, dependendo de onde você vá morar, você vai ver sim, muita coisa triste ao seu redor. Isso não tem como evitar.

Bom, nossa esperança é no Senhor. Somente Ele para dar sabedoria ao novo presidente e lhe mostrar o devido caminho a seguir. Vamos orar porque a crise econômica pode não afetar você enquanto estiver aqui, apesar da crise começar a incomodar a classe média, mas afeta seu país e sua família.

Deus abençoe a América.
Deus abençoe o Brasil.
Deus nos abençoe.

Um comentário:

Pri disse...

Oi Ellen!!

Q bom q continua sempre postando e dividindo um pko da sua vida conosco.
Eu ainda estou na luta..querendo me tornar Au Pair..mas agora surgiu mais um empecillho..meu namorado não quer q eu vá de jeito nenhummmmmmmmm. Ai ai.. ta complicado.
Sei q vc passou por isso tbm no inicio..e vc deve imaginar o quanto é complicado neh.
Bom..mas to levando.
Se cuide.

Bjim