terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Principais perguntas do ponto de vista de uma au pair

As vezes bate uma saudade, não é? As vezes nós ficamos meio assim...meio assado.
Estou super bem agora, mas confesso que final de semana eu fiquei estava neste estado de saudades e questionamentos. Aff, questionamentos!
Quando você vê a sua turma se correndo com a monografia, quando você vê seus colegas da outra facul be batinha da formatura...putz, é fogo!!! Será??? Aí começa um monte de "será?" e "e se eu..." Aí você começa a lembrar de momentos bons...seus familiares, namorado...até brigas com irmão... Mas quer saber? Vai valer a pena porque eu vou fazer tudo isso fazer a pena. Quase 6 meses aqui e estou aprendendo MUITO! Nem metade vai chegar onde eu cheguei. Tudo vale seu sacrifício.

Falando em sacrifício, eu fiz meu primeiro babysitter!!! Até que enfim, porque eu não aguentava mais tanto tempo livre.
Foi para uma amiga da Jean. Ela foi celebrar aniversário da au pair com um jantar, mas podia levar o filho caçula porque ele é muito agitado. Então, lá fui eu tomar conta do Martin de apenas 1 ano e 2 meses.
Nossaaaaaaaaaa, que menino é aquele?!!!! Não tinha botão de off! Eu dava um brinquedo para ele e depois de 3 minutos ele queria escalar a casinha de bonecas das irmãs. Mais 3 minutos depois, eu tinha que tirar a atenção dele da árvore de Natal. Mais 3 minutos e era a estante a vítima. Consegue imaginar tomar conta de uma criança dessas por 3 horas?! Eu já nem queria saber mais de quanto eu iria ganhar...queria minha cama!
Olha, eu sou fã da au pair daquelas crianças! Eu acho que não aguentaria tomar conta do Martin e mais 2 meninas. Ela já tá há 3 meses. Acho que eu faria rematch em 1 mês como au pair deles... Enfim, em 3 horas eu ganhei 40 dólares para brincar de fazer compras!!! uhuhuhuh!

Bom, chegou o momento de cumprir minha promessa.
Decidi postar a cada dia uma pergunta importante que ao meu ver não podem ser esquecida de ser feita às famílias antes de fazer o match. Tudo isso porque Martin mostrou-me que a vida de muitas au pairs não é fácil.
Eu sei que muitas meninas que estão para ser au pair lêem meu blog. Eu quero informá-las que eu sou uma EXCESSÃO. Eu trabalho apenas 4 horas diárias, tomo conta de 2 meninos que estudam e ainda tenho todos os sábados e domingos de folga. Mas não pense que é assim para a maioria...provavelmente também não será para você. Por isso decidi postar as perguntas, porque não quero que as meninas venham com uma idéia errada do que é ser au pair e depois fiquem desiludidas. Também para tornar o intercâmbio e a escolha da família mais fáceis.

Então vamos com a primeira pergunta:

1) Hora extra/ Babysitter:

Muitas nem lembraram de fazer essa pergunta...
Eu esqueci de fazer essa pergunta e hoje eu tenho muito tempo livre, com muito para poder fazer, mas com o mesmo dinheirinho de sempre.
Não reclamo do dinheiro. Ele é bastante razoável para quem não paga nenhuma conta. Eu comprei meu lap top, minha câmera digital, roupas, sapatos, e outros, mas com tanto tempo de sobra, o que você mais vai fazer é gastar.
Eu recomendo que pergunte se os pais costumam pedir por hora-extra. Mas pergunte isso mostrando ser algo positivo porque eles podem pensar que você não o queira e mascarar, e aí você acaba dispensando uma ótima família.
Caso a família precise de você, isso será uma maravilha porque você vai contar com uma graninha a mais durante todo final de semana.

Eu além de trabalhar pouco, nem tenho oportunidade de fazer hora-extra porque eles não requerem.

Bom, se eles não necessitarem, não é o fim... Então pergunte se você tem permissão para fazer babysitter para amigos, familiares, vizinhos...porque não adianta nada você ter quem precise de você e não ter permissão para realizar o trabalho.
Vale lembrar que fazer trabalho extra, como o de babysitter, não é permitido para au pairs pelas agências, logo, você realmente vai precisar da permissão da sua família ou fazer escondido deles também...

PS (BEM GRANDE !!!): Se a família costuma pedir para fazer hora-extra, pergunte com que frequência, afinal, não adianta nada você ter grana e não ter tempo para se divertir com seus amigos, e até mesmo, ter disposição e tempo para gastá-lo! E acredite, cuidar de criança dá trabalho!!!

Um abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Ellen, tudo bem???

Nossa, fiquei muito feliz em saber do seu trabalho voluntário... quero saber TUDO (aquelas rs...).

É dificil te encontrar por msn, espero poder falar mais com vc!!!

Obrigada pelas dicas pra perguntar pra host family... por enquanto estou no aguardo da próxima, pq com a primeira nao rolou...rs...

Bjinhus e Deus te abençoe sempre!

Dani (Anonima)