terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Porque a vida de au pair é INDESCRITÍVEL !!!

Por que ela não postou como prometido???
Porque ela foi para uma balada na sexta-feira e começou um curso no sábado.

Isso mesmo! A primeira vez que fui numa balada nos EUA e a segunda em toda minha vida. Mas nem a primeira de todas foi no Brasil e sim na Argentina.
Pois então, eu realmente não nasci para isso. Adoro dançar. Faço faculdade de dança e em toda minha vida me vi dançando, mas nem um tantinho me identifiquei com as baladas. Cheguei a dançar. Fui convidada por um egípcio. Não durou nem dez minutos. Culpa dele, culpa do ambiente, culpa da música, culpa minha.
Fui a convite da Juliana, e ainda bem que entramos de graça. Um amigo dela estaria tocando como DJ da boate. Só em pensar que estaria prestes a passar minha virada do ano com a Yuko na mesma discoteca, não me arrependo nem um pouco de estar trabalhando como babysitter.
Chegamos em casa às 4:00 am e eu fui durmir pelas 4:40am. Às 8:30 estava acordada, sabe lá como, para meu primeiro dia de curso.
Pois é, graças a Nadia, uma amiga brasileira au pair, eu encontrei o curso TESOL - teaching english to speakers of other languages. Um curso caro, mas que tem um peso enorme aqui e no Brasil. Eu recomendo a todos, principalmente àqueles que são formados ou estão estudando pedagogia. Vale muito a pena.
Para conhecer mais o curso, vou deixar a página da faculdade que estou aonde estou tomando as aulas. Lá explica direitinho. http://www.gpc.edu/ce/languages/tesol_cert_prog.htm

Eu amei o curso, a professora é tão boa que nem senti sono nas aulas, mas depois quando cheguei em casa...
O curso é composto de 4 disciplinas. Comecei sábado passado e irá finalizar em julho. O que me está me tirando o sono...
Eu completo um ano em junho, mas como toda au pair ainda posso ficar mais um mês. O problema é que o 13 mês é dado para que a au pair viage. A hostfamily não tem nenhuma obrigatoriedade abrigar a au pair neste 13 mês. Já viu o tamanho do meu problema, në?
Hoje eu conversei com a Jean. Ela disse para eu me decidir se vou completar realmente o curso e que conversará com Shawn, ao mesmo tempo que com a Becky - a minha coordenadora, pois ela recebeu um e-mail da au pair care avisando para começar a procurar uma nova au pair em fevereiro, já que ela deseja uma para quando eu for embora. Enfim, vamos ver... vou conversar com a Becky também para ver como poderia ficar, pois se for contar um mês certinho, o curso terminará 2 dias após o meu prazo aqui nos EUA. Tenho que ver com ela se podem marcar minha viagem para pelo menos alguns dias depois somente para eu pegar o certificado. Ai, ai... vai dar tudo certo! Deus me abençoe. Aliás, Ele já está porque para conseguir esta vaga, eu tive que implorar a secretária da faculdade, pois a turma já estava lotada. Fiquei duas horas lá, mas consegui!!! Ohhh, menina teimosa!
Hoje o dia foi tranquilo, mas como sempre, algo sempre de especial.
Aaron, quando estava chegando do colégio, colheu uma flor no jardim e a escondeu. Dentro de casa, ajoelhou-se e ergueu a flor oferecendo-a para mim!!! A coisa mais fofa!!! Pedi para ele fazer o gesto novamente, só para eu tirar uma foto. E não tiramos uma, mas um monte rindo, brincando, fazendo caretas...


Bom, estou planejando fazer um meeting aqui em casa, no basement. Quero conhecer as meninas novas que estão chegando, praticar bastante inglês e me divertir!!! vamos ver se dará certo, vou enviar o convite para o pessoal amanhã. Já até pedi autorização para a Jean. Ela amigavelmente permitiu! Uhuhuhuhuh

Falando em amanhã, mais uma vez vou falar com o diretor do colégio das minhas kids. Seria muito legal se eu conseguisse um trabalho voluntário lá, porque é pertinho aqui de casa, além de ser um colégio público, mas até agora ele não me ligou para dar um retorno. Amanhã vou falar com ele, mas sem as crianças e aproveitar que estou fazendo o curso TESOL para mostrar meu interesse de observação. Se ele não me der uma resposta até fevereiro, eu vou tentar um colégio que tem aqui pertinho, mas particular. O que eu não posso é deixar passar esta oportunidade de experiência! Torçam por mim.

Ok, falei do presente e do futuro, agora passemos ao passado.
Um dia destes, eu estava passando aspirador de pó no meu quarto até que fui interrompida por uma chamada de uma amiga pelo msn. Parei tudo e lá fui eu conversar. Depois de trocarmos idéias para nossos casamentos, já que o dela está prestes a acontecer, eu pedi licença para sair porquanto estaria terminando de passar aspirador de pó.
Recebo a seguinte resposta-comentário: "quem diria, Ellen, você sair do Brasil para limpar nos EUA..." Então eu respondo: "não estarei limpando a casa, eu estarei passando aspirador de pó no meu quarto e no quarto das crianças que fazem parte das minhas obrigaçoes." E depois continuei meu serviço.
Foi inevitável pensar nas palavras dela e cheguei a seguinte conclusão: ainda que eu viesse para limpar casas aqui nos EUA, ainda assim valeria a pena por dois motivos: primeiro porque em toda a vida dela, ela não terá a mesma oportunidade de amadurecer, conhecer outro país, aprender outra língua, fazer amizades para a vida inteira em tão pouco tempo. E porque se eu estivesse como empregada doméstica, eu estaria com um salário de no mínimo 100 dólares diários, algo que ela não tiraria nem em 5 meses no emprego dela.
É por isso que tem muita gente ilegal aqui...
Amigas futuras au pairs, se eu pudesse eu renovaria mais um ano, e se ainda tivesse a oportunidade de voltar atrás, eu faria tudo de novo. Nada se compara a esta experiência. É um intensivão que a vida nos oferece. Eu AMO muito tudo isso! E te digo que não é fácil...é como um vestibular, tem muitas pegadinhas, detalhes, situações difíceis, mas com a certeza que você será aprovada no final do intercâmbio.
Não desista, ainda que haja o preconceito, porque o que se aprende e leva daqui, isso ninguém tomará ou te dará de outra maneira.

Um abração a todas.

4 comentários:

Simone Francêz disse...

Oieee...
Adorei o post muito legal o que vc disse sobre limpar e concordo plenamete ..e tb se queremos algo na vida sempre teremos que fazer escolha ...

Ah e parabéns pelo curso ...

Beijos

Tá linkada.

Simone Francêz disse...

Oieee...
Adorei o post muito legal o que vc disse sobre limpar e concordo plenamete ..e tb se queremos algo na vida sempre teremos que fazer escolha ...

Ah e parabéns pelo curso ...

Beijos

Tá linkada.

Simone Francêz disse...

Oieee...
Adorei o post muito legal o que vc disse sobre limpar e concordo plenamete ..e tb se queremos algo na vida sempre teremos que fazer escolha ...

Ah e parabéns pelo curso ...

Beijos

Tá linkada.

Anônimo disse...

Oi benção, parabéns pelo curso tenho certeza que dará tudo certo. E obrigada pelos estímulos que sempre fazem parte dos teus posts, agradeço a DEUS pela tua vida...foi muito díficil convencer minha mãe a aceitar esse intercâmbio por eu ser da igreja e teu blog me ajudou muito a provar que mesmo longe de casa e da igreja que crescemos nossa educação pessoal e espiritual são as mesmas quando temos de fato um comprimisso com DEUS e com sua obra. Que DEUS continue te abençoando e te preparando pra receber as vitórias que te esperam por aqui...BjO!!!